História

A Fanfarra Federal surgiu como um projeto de extensão em 2017, coordenado pela servidora Fernanda Antunes Almeida e pelo maestro Jhoelber Batista Barbosa e contou com o auxílio de Douglas Campos da Silva e Matheus Campos da Silva do início até os dias atuais. O IFNMG – Campus Pirapora tem sido puro som desde o início do projeto. Os ritmos e cadências dos que se propagam toda semana na quadra dão o tom da dimensão desse projeto, do que ele provoca nas pessoas que estão envolvidas.

Veja o início do projeto na Revista Contação, clicando neste link.

O som que ecoa dos bumbos, caixas, taróis, surdos, pratos e inundam o campus em seus ensaios, bem como a população local, é um elo importante que aproxima mais a comunidade, por meio de alunos de diferentes escolas da rede estadual de ensino da cidade. 

A fanfarra constitui-se em uma oportunidade de propiciar ao alunos noções iniciais de música, contribuindo para o respeito mútuo e a cooperação entre a escola e a comunidade. A presença constante deles na instituição e o retorno, à sociedade, do trabalho desenvolvido mostram a verdadeira inserção desse projeto no dia a dia, contribuindo para a formação tanto social quanto artística, além de ser um momento de descontração e de prazer dos estudantes.

Logo da Fanfarra que passou a ser chamada de Fanfarra Federal do IFNMG - Campus Pirapora de Janeiro de 2018 e maio de 2023

A Fanfarra Federal ampliou suas atividades levando para a avenida de Pirapora o Bloco Carnavalesco Fanfarra Federal e desfilou no carnaval de 2020 tendo como seu mestre de Bateria: David Rychard que conduziu com maestria os ensaios que foram realizados no IFNMG Campus Pirapora, ampliando também os ensaios na casa do mestre de bateria no bairro Santa Mariana e posteriormente na casa do então coordenador da Fanfarra Federal: Alessandro Carneiro Ribeiro

A Fanfarra Federal Passou por muitas dificuldades, mas nenhuma se compara a da Pandemia da Covid-19 a qual o projeto continuou suas atividades de modo remoto, nos anos de 2020 á 2021. retomando as atividades presenciais em novembro de 2021 seguindo as normas e orientações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

O maior impacto que a pandemia nos causou foi a saída de muitos dos nossos alunos onde estávamos com aproximadamente 80 alunos antes da pandemia e quando retomamos as atividades estávamos com 8 alunos que aos poucos foram me ajudando a reestruturar a Fanfarra Federal” – Jhoelber Batista Barbosa.

Depois de uma longa história de luta e trabalho, a Fanfarra, em 2023, criou uma nova identidade visual, a qual tem se destacado na comunidade como uma identidade ainda mais forte e respeitada

Conquistas

Sendo uma peça tradicional no carnaval de Pirapora, o Bloco Fanfarra Federal participou do 1º concurso de samba Enredo de Pirapora onde apresentou o samba “Nossa Fanfarra é pra se Orgulhar” composição do Maestro Jhoelber Batista Barbosa, a Bateria mais uma vez foi conduzida pelo Mestre de Bateria David Richard, e juntos conquistaram em 2º lugar no concurso levando para a história da Fanfarra esse título. 

A Fanfarra Federal está presente nos grandes eventos da cidade, como também o desfile de Aniversário da cidade de Pirapora e desfile 7 de setembro. 

No desfile de Aniversário da cidade de Pirapora, o maestro Jhoelber Batista Barbosa levou para a avenida mais de 250 crianças e adolescentes das rede Municipal, Estadual e Federal de ensino, tocando juntos as cadências

No desfile de 7 de setembro o maestro apresentou novas cadências e apresentou também o Hino da Independência do Brasil tocado apenas pelos instrumentos de percussão da Fanfarra Federal.

Atualmente a Fanfarra Federal conta com aproximadamente 110 alunos das rede de ensino Estadual e Federal, tendo como coordenador do projeto o servidor Eliel Francklim.

Venha conhecer mais sobre nosso trabalho!

Acesse nossas redes sociais e conheça mais sobre a Fanfarra Federal.